sábado, 22 de maio de 2010

Cancro da prostata


O cancro da próstata é extremamente frequente, ainda que a sua causa exacta seja desconhecida. Quando se examina ao microscópio o tecido prostático obtido numa intervenção cirúrgica ou numa autópsia, encontra-se cancro em 50 % dos homens com mais de 70 anos e praticamente em todos com mais de 90. A maioria destes cancros nunca manifesta sintomas porque crescem muito lentamente. No entanto, alguns cancros da próstata crescem de forma mais agressiva e propagam-se por todo o corpo. Apesar de menos de 3 % dos homens que sofrem desta doença morrerem por causa dela, em muitos países o cancro da próstata é ainda a segunda causa de morte mais frequente entre os homens.



Sintomas:


- Problemas urinários.


- Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.


- Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.


- Fluxo de urina fraco ou intermitente.


- Dor ou ardor durante a micção.


- Dificuldade em ter uma erecção.


- Sangue na urina ou no sémen.


- Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.





Prevenção:


Recomenda-se como medida de prevenção que a partir dos 45 anos todos os homens façam por rotina o doseamento do PSA bem como uma consulta no urologista, anualmente até aos 50 anos e duas vezes por ano a partir dos 50 anos. Poderá assim, em caso de alteração destes parâmetros, desencadear as medidas adequadas que poderão levar a um diagnóstico precoce de cancro da próstata tornando as opções terapêuticas curativas.



Factores de Risco:




- Idade: a idade é o factor de risco mais importante para o cancro da próstata. Esta doença é rara em homens com menos de 45 anos, embora a probabilidade aumente exponencialmente com o avanço da idade. A maioria dos homens com cancro da próstata, têm mais de 65 anos.


- História familiar: o risco de um homem ter cancro da próstata, é mais elevado do que a média, se o seu pai ou irmão tiveram a doença.


- Raça: o cancro da próstata é mais comum nos homens de raça negra, do que de raça branca (caucasiana), incluindo os homens brancos hispânicos. É menos comum entre os homens Asiáticos e os Índios americanos.


- Determinadas alterações da próstata: apresentar células anómalas, chamadas neoplasia intra-epitelial da próstata ( PIN ) de grau elevado, pode aumentar o risco de cancro da próstata. Estas células da próstata apresentam um aspecto anómalo, quando observadas ao microscópio.


- Dieta: alguns estudos sugerem que homens que fazem uma dieta rica em gordura animal, ou em carne, podem ter risco aumentado de ter cancro da próstata. Do mesmo modo, homens que façam uma dieta rica em frutos e vegetais, podem apresentar um risco mais baixo.



Tratamento:


O tratamento do cancro da próstata pode envolver a cirurgia, radioterapia, terapêutica hormonal (hormonoterapia) ou apenas observação. Poderá fazer terapêuticas combinadas.

- Cirurgia: prostatectomia, que consiste na ressecção da próstata;


- Radioterapia que inclui duas modalidades:


- Radioterapia externa: aplicação de radiações a partir de uma fonte externa (é a radioterapia mais utilizada na generalidade das situações, que não o cancro da próstata);


- Braquiterapia ou “sementes” como muitas vezes são designados pequenos fragmentos de material emissor de radiações que são introduzidos na própria próstata.

- Hormonoterapia: utilização de agentes farmacológicos que antagonizam o efeito estimulante dos androgénios. Estes são hormonas sexuais masculinas (testosterona) cuja acção leva ao crescimento do cancro da próstata. Antagonizando-se os androgénios consegue-se uma inibição do desenvolvimento do cancro da próstata.

- Quimioterapia: nalgumas situações pode também estar indicado o uso de quimioterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário